Despido de preconceitos e ideias preconcebidas. Tal como a vida.

13 julho 2006

O Sucesso

Conheço pessoalmente poucas pessoas que possa dizer que são bem sucedidas e conheço ainda menos pessoas que toda a gente sabe que são bem sucedidas. Destas posso dizer que são uma inspiração para mim e para o modo como quero que os meus filhos cresçam. É com um sorriso e um "sentir-se importante" que digo - Fulano de tal? Sim, sim, conheço, é uma pessoa muito gira e tal... - e digo-o com uma leveza que pareçe que pessoas bem sucedidas nascem debaixo das pedras, ou que nascem assim: bem sucedidas. Esta afirmação de conhecimento funciona mais como uma auto-promoção, no fundo sinto-me importante por conheçer pessoas bem sucedidas.

A maior parte das pessoas que ouço falar sobre o sucesso dos outros fá-lo como se o sucesso seja uma coisa que depende do ar, ou da côr do mar e das estrelas. É sempre algo que não depende de quem é bem sucedido: Sorte, evidentemente... para ti é fácil, imagina se fosses como eu...
No fundo temos inveja dos sucessos dos outros porque desejamos esses sucessos para nós e não nos sentimos capazes de trabalhar para eles.
Eu disse trabalhar??? Devo estar louco. Não é trabalho, eles já nasceram assim, com jeito para cantar ou dançar ou para estudar...

Aprofundando... o pouco conhecimento que tenho de pessoas que toda a gente sabe que são bem sucedidas faz com que saiba que o caminho para o sucesso é dificil e muito penoso. É feito de altos e baixos, de muito suor e luta, lágrimas e alegrias, sofrimento, persistência e muita fé, cair, levantar, cair, levantar... É um caminho solitário e a maior parte de nós não está disposto a percorrer esse caminho. Por isso é que o sucesso "bate" a tão poucas portas.

Dedicado a A.

20 comentários:

Varanda disse...

Tu sabes do que é que eu estou a falar. Tu sabes o que é cair e não se deixar ficar. Eu sei que os brilhos e as luzes não são a fingir e sei porque estão a apontar para onde estão, ok?
Quanto ao sucesso que falas não é sucesso, é amor e há uma grande diferença quiçá uma diferença difícil de entender: é que eu não tenho que lutar pelo amor dos meus filhos e eles não têm que lutar pelo meu. O que fazemos com esse sentimento é que pode ser bem sucedido ou não, mas á partida o caminho está facilitado.
Se este ainda não bateu á tua porta é contigo, mas garanto-te que o "outro" já bateu.
Não te minimizes, eu nunca vi um cartaz com a minha cara ou o meu nome escrito e sei porquê...

Beijinho, volta sempre.

Varanda disse...

Seca é não ter nada para dizer.
Eu continuo a ter a minha opinião e vou usar os exemplos que tenho para transmitir a quem gosto que se quiser atingir algum objectivo é preciso lutar e não desistir. Como tu dizes "Ou és um touro,um leão...ou desistes antes de pisares o palco" o mesmo se passa em relação a qualquer objectivo em que se quer ter sucesso.
Quanto ao vazio que sentes só posso falar da minha experiência e tenho para mim que é preciso ter oportunidade, disponibilidade e MUITA sorte.

Até breve. Vou para a ilha ou "volto" á ilha para respirar fundo.

Anónimo disse...

Sucesso! Sucesso! Sucesso!
O Sucesso é 1 fardo pesado. Pessoalmente estou-me nas tintas para ele! Melhor! Estou-me a cagar para ele! Não quero ser 1 infeliz por não ter o que o meu vizinho tem, (a casa, o carro, a carreira, a mulher)...

Varanda disse...

Parece que o meu amigo anónimo não tem a mesma definição de sucesso que eu tenho...
É que eu também me estou a cagar para a casa, o carro, a carreira e a mulher do meu vizinho.

Anónimo disse...

Tem razão, tem razão, as tantas interpretei mal o seu texto. (É que as palavras pronunciadas tornam-se diferentes e mudam de sentido quando entram nos olhos e ouvidos do outro)
Mas o que queria dizer é que, o sucesso - enquanto aspiração, desejo e preocupação neo-liberal - me causa uma tremendissíma urticária! ( só me consigo lembrar das obras do Breton-Ellis). E é tão mais horripilante quando vejo miúdos pequenitos já preocupados em relação ao desempenho, ansiosos com os resultados, infelizes por não serem "os melhores". Eu não quero isso para os meus filhos, nem para mim. Quero é viver!
Desculpe-me o "grito de revolta", não é nada pessoal.
Cumprimentos.( eu gosto de ler o seu blog)

Varanda disse...

Entendo e concordo com a sua preocupação. Para mim viver e usufruir do que se faz está em primeiro lugar, não imagino uma pessoa bem sucedida que, embora dorida, não sinta prazer no que faz(Breton-Ellis é uma seca e deixe lá os neo-liberais em sossego porque eles são pessoas como nós ;))

Anónimo disse...

E o que gosta de ler?

Varanda disse...

Quase tudo. Principalmente capas de jornais ;)
Agora estou a "ir lendo" A Montanha da Alma e estou a gostar bastante.
Talvez brevemente um post sobre algumas coisas deste livro (pessoais, claro).

Anónimo disse...

Ahah!Então, é aqui que o Sr.Varanda mora!
Tem aqui um apartamento muito bem arrumadinho, sim senhor!
Qualquer dia destes venho assombrar-lhe a casa. :P

Anónimo disse...

P.S:E olhe que aquele Sr.(a)Anónimo(a) tem razão quando diz "que as palavras pronunciadas tornam-se diferentes e mudam de sentido qundo entram nos olhos e ouvidos do outro"...
O tom, a pontuação, a interpretação, o valor que se atribui ao que é dito não é igual para toda a gente. Mas não é da diferença que nasce a informação, a novidade?
Pazes feitas?

Varanda disse...

Peace!
Eu nunca estive zangado consigo e tem razão quando diz que é da diferença que nasce a novidade.

sobre-nada disse...

Ohhhh
Continuam a discutir aqui e não me convidaram!!

Sr. Varanda, para quando novos textos? Estou farta de vir aqui e não encontrar coisas novas...


Beijos para todos!

Varanda disse...

21 gramas

Varanda disse...

Aqui só para nós, sabes que a impressão interior que temos daquilo que conseguimos ou não dar pode, na minha opinião, ser resultado das exigências que temos em relação ao mundo e aos outros?
Seja em termos emocionais ou (muito importante) em termos estéticos, somos pessoas muito exigentes. Compreendi em relação a mim próprio que não estou disponível para fazer concessões.
Felizmente não estou sozinho mas conheço muitas pessoas que estão e subscrevo as suas opções. Não vou "dançar" com qualquer coisa e tenho uma mesquinha vaidade nisso...

Beijinho.

Varanda disse...

(Por acaso reparei agora que estou com um sorriso meio estranho na cara) está a dar um programa muito interessante no segundo canal e eu aqui "agarrado" a esta coisa... Falta de crédito??? diz antes falta de motivação. É como tu dizes, segues o caminho que mais te preenche. A tua condição é o que o teu coração te manda fazer, a tua "estranha forma de vida" eu também sorrio, porque sei que a disponibilidade não é só a tua, é aquela para a qual tu estás disponivel.
Entendes alguma coisa? ... eu não, acho que nascemos para não entender nada e compreender tudo. "Dançar com a brisa da tarde" e não perceber o que nos dizem... estar tão perto de tudo e tão perto de nada.
Tenho amigos que dizem que sorte é quando a ocasião se encontra com a preparação...
Eu não sei mas estou a sorrir...

* disse...

juro que ao primeiro paragrafo pensei na A.
A. de Ana????

Varanda disse...

Sim, A. de Ana.

Anónimo disse...

Pois eu não tenho nada disso, nunca tive. Sucesso nunca o conheci, em nada. Pessoal, profissional... Tenho saúde, pronto. E tenho um vazio.

Varanda disse...

Infinito?

Anónimo disse...

Não temos todos, um vazio infinito?!

Provavelmente uma das pessoas mais preguiçosas que poderá ter o desprazer de conhecer...