Despido de preconceitos e ideias preconcebidas. Tal como a vida.

23 junho 2006

Filhos

O que é que eu lhes digo???

Tenho a sensação de que a vida é uma sucessão de espelhos. Vejo hoje por dentro o que antes vi de fora.
Dá que pensar, será que a visão maniqueista que tinha do mundo enquanto adolescente confrontada com o que penso hoje quando olho para os filhos pode ser extrapolada para a visão que tenho das outras pessoas?
Complexidade interior versus simplicidade exterior...
É que aqui não há génios (pelo menos neste blog não há), estou seguro que cada pessoa que vejo na rua tem o mesmo mundo interior que eu. Igualmente complexo, igualmente cheio de contradições e ansiedades. A diferença é que eu conheço o meu.

Que raio quererá dizer educação?

9 comentários:

Varanda disse...

O pai do meu filho não saberia responder a esta questão. No fundo tento "retroceder" o máximo possível para tentar entender as suas (dele) motivações. Acho preferivel a tentar impôr a minha visão do mundo. A minha maior experiência poderá servir para o ajudar a responder ás questões dele e não para o obrigar a agir como eu quero.
Como diz a minha (salvo seja) M. "Eu ensino-te a atar os sapatos e tu ensinas-me tudo o resto"
Obrigado.
Beijinho.

Anónimo disse...

Uiii! Que é 1 rapazinho muito "psi" dá para reparar. Ainda bem, a introspeção nunca fez mal a ninguém! Mas tenha cuidado com afirmações absolutas e absolutistas do tipo:"eu conheço-me bem". Erro crasso! Ainda pode vir a ter que morder a língua!

Varanda disse...

Dear anonymous (é a forma mais asexuada de me dirigir a...) ainda posso vir a ter que partir o pescoço! Não se incomode que psi's há para aí ao pontapé e o que importa é o que fazemos com eles. Como dizia o "mau da fita": na vida, os que hoje estão na mó de cima amanhã estão na de baixo. Por isso deixe-me cantar de galo porque hoje estou no poleiro. Que me interessa o amanhã? posso estar morto eu ou posso estar longe do que me motiva. Obrigado pela sugestão mas eu carpe diem.

Anónimo disse...

Ena..Não se engane..e isso não é carpe diem, lamento dizer-lhe...

Anónimo disse...

...Mas - Oh meu amigo -(posso trata-lo assim?) - quem sou eu para estar a mandar bitaites no seu blog? Sinto-me como 1 careca a anunciar 1 tónico capilar imbatível! :/ ...Realmente, a vida boa não é algo de genérico, mas só existe por medida. E cada um que invente a sua!... :)
Vejo-o por aí!

Varanda disse...

(claro que sim) na mouche! Fique sabendo que é muito feio "roubar" os pensamentos dos outros ;) Assim não posso usar essa ideia para futuro post. Paciência...

Varanda disse...

Talvez daqui a um ano ou dois quando escrever mais três ou quatro post's já ninguém se lembre desta ideia e eu uso-a ;)

Anónimo disse...

Mas use à vontadinha!Há sempre mais qualquer a dizer...

* disse...

bela discussão!
:-)
(tb me conheço bem, hoje, e se amanhã descobrir outra coisa em mim não mordo a lingua, é a somar ao conhecimento)

Provavelmente uma das pessoas mais preguiçosas que poderá ter o desprazer de conhecer...